Missão da NPCT: Promover a utilização adequada dos nutrientes das plantas.
19 May 2016

Dia de Campo de Café

Dr. Valter Casarin participou do dia de campo na Fazenda Movimento. A fazenda está situada no município de Areado, Minas Gerais. O dia de campo começou com a apresentação da pesquisadora Athena Birkenberg, doutoranda da Universidade de Hohenheim (Alemanha).


Dr. Valter Casarin participou do dia de campo na Fazenda Movimento. A fazenda está situada no município de Areado, Minas Gerais. O dia de campo começou com a apresentação da pesquisadora Athena Birkenberg, doutoranda da Universidade de Hohenheim (Alemanha). A apresentação foi sobre a pesquisa que o Dr. Athena desenvolve no Brasil em sistemas de seqüestro de carbono no café. Mais tarde, o grupo visitou a Fazenda Movimento, onde o cafezal é manejado através do consórcio com braquiária. Esse sistema proporciona maior quantidade de raízes, alto sequestro de carbono, além de melhorar a estratégia de colheita e qualidade do café. Através deste sistema o produtor tem reduzido a aplicação herbicidas e pesticidas.
Estiverem presentes no dia de campo o Engº Agrº Luiz Fernando Ribeiro de Lima (proprietário), Engº Agrº Homero Vieira (Assistência Técnica e Extensão Rural), Engº Agrº Eduardo Sampaio (UTZ Certified, Representante do País) e Mariana Del Guerra.
O manejo com braquiária é uma forma de manter a umidade do solo, aumentar a matéria orgânica e ciclagem de nutrientes, isso permite maior resistência da planta para os períodos de déficit hídrico, comentou Dr Casarin.




Mais informações: Interactions