Missão da NPCT: Promover a utilização adequada dos nutrientes das plantas.
15 Jan 2020

NPCT lança nova edição do Jornal Informações Agronômicas

A edição de dezembro de 2019 conta com assuntos ligados a sustentabilidade, manejo na cultura da cana-de-açúcar, sistemas integrados no manejo da produção agrícola


A edição de dezembro de 2019 conta com assuntos ligados a sustentabilidade, manejo na cultura da cana-de-açúcar, sistemas integrados no manejo da produção agrícola

A Nutrição de Plantas Ciência e Tecnologia (NPCT) lançou a edição de dezembro de 2019 do Jornal Informações Agronômicas (IA). Nesta edição, o informativo conta com artigos de renomados especialistas, além de trazer informações sobre pesquisas científicas, cursos simpósios e eventos. Publicado há mais de 40 anos, o Informações Agronômicas é registrado no International Standard Serial Number (ISSN), sob o número 2311-5904. Para conhecer mais sobre o informativo e assinar suas edições, acesse npct.com.br/IA.

Nesta edição, o IA recebeu artigos com importantes nomes ligados à agricultura. O artigo “Desafios para a sustentabilidade dos sistemas de produção com culturas anuais” foi escrito pelo engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Dr. Silvino Guimarães Moreira. Já o engenheiro agrônomo e professor titular aposentado da Escola Superior de Agricultura “Luíz de Queiroz” (ESALQ/USP), Dr. José Luiz Ioriatti Demattê, teve o artigo intitulado “Manejo da matéria orgânica na cultura da cana-de-açúcar” publicado. Outro importante artigo desta edição é o “Sistemas integrados no manejo da produção agrícola sustentável”, escrito pelo engenheiro agrônomo e consultor da Vetor Agroambiental, M.Sc. Ronaldo Trecenti.

Na seção “Divulgando a Pesquisa”, a NPCT aborda sobre o artigo intitulado “Adsorção e disponibilidade de fósforo em resposta a doses de ácido húmico em solos corrigidos por CaCO₃ OU MgCO₃”. No “Painel Agronômico” são abordados dois temas: “Plantio direto do algodoeiro aumenta o teor de carbono e de nitrogênio no solo” e “Remoção da palha de cana-de-açúcar poderá dobrar a demanda de fertilizantes em 2050”. Na seção de “Cursos, Simpósios e Outros Eventos” são destacados: Showtec, 7º International Temperate Rice Conference, Agrishow 2020, 46ª Expocitros 2020, FertBio 2020, 5º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, dentre outros.

Destaque especial do IA, o “Simpósio Otimizando a Produtividade em Sistemas de Produção Soja Milho” é promovido pela NPCT, em parceria com a empresa Agronómico do Paraguai, com o apoio do Agros. O Simpósio será realizado nos dias 06 e 07 de maio de 2020, na Ciudad del Este, Paraguai. Saiba mais em npct.com.br/conference/sojamilho2020. Já na seção de “Publicações Recentes”, o Informações Agronômicas cita as obras: "Recuperação de pastagens degradadas na amazônia"; “Conhecimentos práticos sobre clima e irrigação”; “Coleção 500 perguntas 500 respostas: soja”; “Da rocha ao solo: enfoque ambiental" e “Manejo e conservação do solo e da água”. A seção “Publicação do IPNI/NPCT” destacou a obra “Requisitos de Qualidade dos Fertilizantes Minerais”, do Arnaldo Antonio Rodella.

Por fim, na seção “Ponto de Vista”, o Dr. Luís Ignácio Prochnow, diretor geral da NPCT, apontou a importância dos temas tratados na edição. “Com estes artigos esperamos contribuir para o avanço cada vez mais significativo dos sistemas de produção inteligentes no Brasil. Sabemos que é uma singela contribuição, mas trata-se da transferência de conhecimento e de tecnologias que devem nortear os agricultores no caminho da maior sustentabilidade na atividade agrosilvopastoril”, destaca Prochnow.

Patrocinadores - Nesta edição, o Informações Agronômicas conta com um quadro poderoso de patrocinadores, como Fertcross, Fortgreen, Hinove, Jacto, Kimberlit, Mosaic Fertilizantes, Plante Certo, Stoller, Grupo Vittia e Yara.

Sobre o Informações Agronômicas - Com o encerramento das atividades do Internacional Plant Nutrition Institute (IPNI), o Jornal Informações Agronômicas passou a ser de propriedade da NPCT. A última edição publicada pelo IPNI foi a de dezembro de 2018. Desde então, a NPCT aceitou o desafio de dar continuidade ao periódico. A NPCT publica trimestralmente artigos selecionados, com conteúdo de qualidade, elaborados pelos maiores especialistas do Brasil nas áreas de Fertilidade do Solo, Fertilizantes, Adubação e Nutrição de Plantas. Além dos artigos, o IA conta com seções fixas, como o Divulgando a Pesquisa, Painel Agronômico, Calendário de Eventos e Publicações Recentes. O Jornal Informações Agronômicas vem prestando um inestimável serviço à agricultura nacional por meio da difusão de conhecimento prático e aplicado.

Texto: Daniela Miranda - Assessoria de Imprensa NPCT

Mais informações: NPCT em Destaque