Missão da NPCT: Promover a utilização adequada dos nutrientes das plantas.
03 Apr 2018

Diversão com o time dos nutrientes das plantas

Cartilha interativa para crianças


“Eduquem as crianças, para que não seja necessário punir os adultos” (Pitágoras)
 
O filósofo e matemático grego Pitágoras, que viveu nos anos 500 Antes de Cristo, proferiu a frase acima. Ela ficou célebre e, mesmo no século 21, as palavras do matemático seguem extremamente atuais.
Educar as crianças não é apenas ensinar a ler e a escrever. É preciso dar a elas condições para que saibam pensar por si mesmas, distinguir o certo do errado e fazer opções conscientes, pois no futuro precisaremos de pessoas instruídas e capazes de ter discernimento para, por exemplo, saber que as plantas precisam de nutrientes e que, sem eles, a quantidade disponível de alimentos no mundo não será suficiente para garantir a saúde e a vida de toda a população.

As crianças são nossa grande esperança para o futuro, por isso precisamos educá-las e dar a elas as ferramentas necessárias para que aprendam a fazer opções conscientes. Pensando nisto, o International Plant Nutrition Institute (IPNI) acaba de lançar, em parceria com a Nutrientes para a Vida (NPV), a cartilha interativa “Diversão com o time dos nutrientes das plantas”, com o objetivo de conscientizar os pequenos leitores sobre a importância dos nutrientes para as plantas e, consequentemente, para todos os seres humanos que dependem dos diversos produtos cultivados em um solo saudável para sobreviver.

Sabemos que sem alimentos suficientes, a humanidade definha, mas não é só a comida produzida pelas plantas que é vital para o ser humano. As plantas também são as responsáveis pela fotossíntese, que libera oxigênio – gás essencial para a respiração do homem – para a atmosfera e retira o gás carbônico, um dos vilões da poluição do ar.

A cartilha “Diversão com o time dos nutrientes das plantas” trata de três importantes elementos: o nitrogênio, o fósforo e o potássio. Cada um destes nutrientes tem papel fundamental para a planta, tanto no crescimento, quanto em seu desenvolvimento e produção.
Assim, com informações precisas e de qualidade, as crianças perceberão a relevância dos nutrientes para a vida no planeta Terra, podendo se interessar pelo tema e compreender por que cuidar do meio ambiente significa tanto para o ser humano.

Todos os direitos reservados. O uso deste material é exclusivamente educativo, sem fins comerciais. É proibida sua impressão em grande quantidade sem autorização.




Mais informações: Material Educativo para Crianças