Missão da NPCT: Promover a utilização adequada dos nutrientes das plantas.

III Encontro de Adubação de Pastagens

O IPNI Brasil organizou um painel sobre boas práticas do uso de fertilizantes em pastagens no III Encontro de Adubação de Pastagens organizado pela Scot Consultoria e Tec-Fertil, ocorrido em Ribeirão Preto-SP nos dias 29 e 30 de setembro.


O IPNI Brasil coordenou um painel sobre Boas Práticas para Uso Eficiente de Fertilizantes (BPUFs) em Pastagens no 3o Encontro de Adubação de Pastagens, organizado pela Scot Consultoria e Tec Fertil, ocorrido em Ribeirão Preto, SP, em 29 de setembro último. Cerca de 500 pessoas participaram do painel, no qual foram discutidos três temas importantes relacionados à adubação de pastagens em sistemas de produção pecuária: (i) Adubação nitrogenada em pastagem, apresentado por Dr. Eros Francisco (IPNI) e Dr. Heitor Cantarella (IAC); (ii) Adubação fosfatada em pastagem, apresentado por Dr. Gelci Lupatini (Unesp/Dracena) e Dr. Eros Francisco (IPNI) e (iii) Otimização da aplicação de fertilizantes em pastagens, apresentado por Dr. Pedro Henrique Cerqueira Luz (FZEA/USP). Após as apresentações, seguiu-se um debate entre participantes e palestrantes.

"O IPNI Brasil elaborou um sólido plano estratégico para desenvolver três ações importantes no âmbito da nutrição de plantas, dentre as quais a de desenvolver e implementar atividades relacionadas ao manejo 4C em pastagens, as quais, atualmente, são manejadas com baixo uso de nutrientes. Estamos muito felizes por estabelecer essa parceria com a Scot Consultoria e a Tec-Fertil, que nos possibilitaram promover esse painel e interagir diretamente com os pecuaristas. A produção pecuária é um forte segmento da agricultura brasileira, sendo que o país, atualmente, lidera o ranking de maior exportador de carne bovina do mundo. Porém, toda a produção provêm de extensa área de pastagem (cerca de 200 milhões de hectares) com baixa eficiência produtiva. Em média, a taxa de lotação de pastagem nos sistemas pecuários brasileiros é de 0,5 UA/hectare e esta pode ser facilmente aumentada para 3 a 5 UA/hectare com o uso de técnicas de correção/adubação das pastagens, como demonstrado por vários estudos agronômicos e zootécnicos. Nosso objetivo é divulgar informações científicas acerca do manejo de nutrientes 4C e orientar os agricultores sobre como aumentar sua capacidade produtiva, sua rentabilidade, ajudar as comunidades locais e verticalizar o uso de suas terras", disse Dr. Francisco. As apresentações estão disponíveis abaixo:


PALESTRAS
PDFs
Adubação Fosfatada em Pastagens. Dr. Eros Francisco, IPNI Brasil, Rondonópolis-MT e Dr. Gelci Carlos Lupatini, Unesp Dracena, Dracena-MG

Tamanho: 5.6 Mb
Adubação Nitrogenada em Pastagens. Dr. Heitor Cantarella, Instituto Agronômico (IAC), Campinas-SP e Dr. Eros Francisco, IPNI Brasil, Rondonópolis-MT

Tamanho: 6.3 Mb
Otimização da Aplicação de Fertilizantes em Pastagens. Dr. Pedro Henrique de Cerqueira Luz, FZEA/USP, Pirassununga-SP

Tamanho: 9.8 Mb





Mais informações: Interactions